Acadêmico

Você está aqui: Acadêmico > Educação Infantil ao Ensino Fundamental > PYP – (Turma de 3 anos ao 5° ano)

PYP – (Turma de 3 anos ao 5° ano)

Embora a Organização do Bacharelado Internacional (IB) exista desde 1968, o Programa da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Séries Iniciais (PYP) foi desenvolvido pela primeira vez em 1997. A EABH tornou-se uma Escola do Mundo – IB, oferecendo o PYP, em 2008. O PYP é para alunos com idades entre 3 e 12 anos (alunos da turma de 3 anos ao 5º ano) e se concentra no desenvolvimento de habilidades de investigação, tanto para o aluno em sala de aula quanto para a criança fora dela.

O perfil do aluno IB

O objetivo de todos os programas do IB é desenvolver nas pessoas uma mentalidade internacional, que, reconhecendo a sua humanidade e a responsabilidade compartilhada do planeta, ajuda a criar um mundo melhor e mais pacífico. Os alunos do IB se esforçam para serem:

Questionadores

Eles desenvolvem a sua curiosidade natural. Eles adquirem as habilidades necessárias para conduzir a investigação e a pesquisa e para mostrar independência no processo de aprendizagem. Gostam ativamente de aprender e esse amor pela aprendizagem será sustentada ao longo das suas vidas.

Conhecedores

Eles exploram conceitos, ideias e questões que têm importância local e global. Ao fazerem isso, eles adquirem um profundo conhecimento e desenvolvem a compreensão por meio de uma ampla e equilibrada variedade de disciplinas.

Pensadores

Aplicam ativamente as habilidades de pensamento crítico e criativo para reconhecerem e abordarem problemas complexos, e tomarem decisões fundamentadas e éticas.

Comunicadores

Eles compreendem e expressam ideias e informações com confiança e criatividade em mais de uma língua e de maneiras diversificadas. Eles trabalham, em colaboração com outros, de forma eficaz e de boa vontade.

Éticos

Eles agem com integridade e honestidade, têm um forte senso de justiça, equidade e respeito pela dignidade do indivíduo, dos grupos e das comunidades. Eles assumem a responsabilidade por suas ações e suas consequências.

Mente aberta

Eles entendem e apreciam suas próprias culturas e histórias pessoais, e são abertos às perspectivas, valores e tradições de outros indivíduos e comunidades. Eles estão acostumados a buscar e avaliar uma série de pontos de vista, e estão dispostos a crescer com a experiência.

Altruístas

Eles mostram empatia, compaixão e respeito para com as necessidades e sentimentos dos outros. Eles assumem um compromisso pessoal em servir e agem para fazer diferença positiva na vida dos outros e junto ao meio ambiente.

Ousados

Eles experimentam situações desconhecidas e incertas com coragem e prudência, e têm a independência de espírito para explorarem novos papéis, ideias e estratégias. Eles são corajosos e articulados na defesa de suas crenças.

Equilibrados

Eles entendem a importância do equilíbrio intelectual, físico e emocional para alcançarem o bem-estar para si e para os outros.

Reflexivo

Eles refletem sobre sua própria aprendizagem e experiência. Eles são capazes de avaliar e compreender seus pontos fortes e limitações, a fim de aprimorar a sua aprendizagem e desenvolvimento pessoal


O Programa da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Séries Iniciais (PYP)

O PYP foi projetado para alunos com idades entre 3 e 12 anos e oferece uma abordagem abrangente de questionamento baseado no ensino e aprendizagem. Ele fornece um modelo internacionalmente concebido para a simultaneidade na aprendizagem e incorpora orientações sobre estilos de aprendizagem dos alunos, metodologias de ensino e estratégias de avaliação.

O currículo do PYP contém cinco elementos: conceitos, conhecimentos, habilidades, atitude e ação. O componente de conhecimento é desenvolvido através de inquéritos em seis temas transdisciplinares de importância mundial (veja abaixo para obter descrições detalhadas), apoiado e equilibrado por seis áreas temáticas.


Seis Temas Transdisciplinares de importância mundial

Quem somos

Um questionamento sobre a natureza do self; crenças e valores, saúde pessoal, física, mental, social e espiritual, relações humanas, incluindo famílias, amigos, comunidades e culturas; direitos e responsabilidades, o que significa ser humano.

Onde estamos no tempo e no espaço

Um questionamento sobre orientação no tempo e no espaço; histórias pessoais; casas e viagens; as descobertas, explorações e migrações da humanidade, a relação entre ea interconectividade dos indivíduos e das civilizações, a partir de perspectivas locais e globais.

Como nos expressamos

Um questionamento sobre as maneiras como descobrimos e expressamos as ideias, sentimentos, natureza, cultura, crenças e valores; as maneiras pelas quais nós refletimos, ampliamos e desfrutamos a nossa criatividade e apreciamos a estética.

Como o mundo funciona

Um questionamento sobre a natureza e suas leis, a interação entre o mundo natural (físico e biológico) e as sociedades; como os seres humanos usam a compreensão dos princípios científicos, o impacto dos avanços científicos e tecnológicos na sociedade e no ambiente.

Como nos organizamos

Um questionamento sobre a interligação de sistemas desenvolvidos pelos seres humanos e das comunidades; a estrutura e a função das organizações; tomada de decisão pela sociedade; as atividades econômicas e seu impacto sobre a humanidade e o meio ambiente.

Compartilhando o planeta

Um questionamento sobre direitos e responsabilidades na luta para compartilhar recursos finitos com outras pessoas e com outros seres vivos; as comunidades e as relações dentro e entre elas, o acesso à igualdade de oportunidades; a paz e a resolução de conflitos.