Institucional

Você está aqui: Institucional > História

História

A EABH, única escola Americana no Estado de Minas Gerais, foi fundada em 1956 por um grupo de pais missionários e empresários com o propósito de prover programas educacionais dentro da tradição Americana, empregando a língua inglesa na educação de crianças brasileiras e de quaisquer outras nacionalidades, e se tornou uma escola particular sem fins lucrativos de propriedade da Associação de Pais. Um dos focos principais da instituição era de fornecer um programa educacional que facilitasse a transferência de alunos para escolas nos Estados Unidos, Brasil e outros países. Inicialmente, as aulas eram ministradas em uma escola Brasileira, usando cursos de correspondência Calvert ministrados pelas mães. Com o crescimento da escola foi organizado um grupo escolar oficial sob a supervisão de três professores qualificados. Com isso os cursos de correspondência foram substituídos por um currículo baseado em livros didáticos americanos. Em 1964, a escola já contava com 39 crianças matriculadas entre a 1ª e 8ª série e em 1966 a EABH se tornou um membro oficial da associação das Escolas Americanas da América do Sul. Em 1968 foram abertos os cursos de ensino fundamental e educação infantil, e o quadro de funcionários foi ampliado incluindo uma secretária brasileira e professores de português.

A contratação de um administrador profissional foi outra importante adição. Além dos professores americanos, foram contratados professores brasileiros e de outras nacionalidades e novos cursos também foram introduzidos. Por volta de 1969, o número de alunos matriculados na EABH chegou a 99. Em 1993 a escola foi autorizada como escola brasileira.

Um programa do 1º ano à 11ª série era oferecido, com opção de curso por correspondência para o último ano americano (12ª série), e atualmente, nossa escola oferece um programa internacional completo da turma de três anos (3 anos) ao Ensino Médio (3ª série do EM), concedendo tanto o diploma brasileiro quanto o americano. Em 2008 a EABH comemorou uma significativa conquista ao ser reconhecida pelo Bacharelado Internacional como uma Escola do Mundo IB. Esse programa IB oferece um padrão global em educação internacional e a EABH é a principal instituição com excelência educacional reconhecida em Minas Gerais.