EABH

Notícias

Você está aqui: Imprensa > Notícias > Pi Day

Pi Day

De acordo com o site Pi Day, o “Dia do Pi” é comemorado em diversas partes do mundo no dia 14 de março (em inglês: 3/14). Pi (a letra grega “π”) é o símbolo usado na matemática para simbolizar uma constante – a razão entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro – que é aproximadamente 3,14159. Já se descobriu mais de um trilhão de dígitos de Pi depois da vírgula. Por ser um número irracional e transcendente, ele continuará infinitamente sem repetição nem padrão. Apesar de precisarmos de apenas uma pequena quantidade de dígitos para fazer cálculos, a natureza infinita de Pi faz com que memorizar esse número seja divertido.

Na EABH, comemoramos esse dia com um desafio para os alunos. Eles devem memorizar o maior número de dígitos de Pi. Neste ano, a aluna Laura B., da 1ª série do EM, bateu o recorde da escola e memorizou 225 dígitos. Parabéns Laura!

Os professores de matemática, Mr. B e Mrs. Bueno, fizeram uma pesquisa onde os alunos puderem escolher um funcionário para levar uma torta na cara. Isso, porque Pi tem a mesma pronúncia da palavra torta (em inglês pie, lê-se “pai”). Laura B. e o segundo colocado, Nazareno C., que memorizou 221 dígitos, tiveram a oportunidade de jogar tortas de chantilly na cara do Mr. Jason e do Mr. Dave. Pelo menos os dois professores ganharam uma torta de chocolate como prêmio de consolação.