IB MYP (6º ANO À 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO)

MENSAGEM DO COORDENADOR DO IB MYP

Eu sou Leonardo Botaro e sou Coordenador do MYP na Escola Americana de Belo Horizonte. Quero dar as boas-vindas a vocês (alunos e pais) no Middle Years Programme.

O MYP é um programa desenvolvido para alunos do 6º ano à 1ª série do Ensino Médio, com uma estrutura que motiva o desenvolvimento acadêmico e pessoal e o bem-estar social e emocional dos alunos. A estrutura curricular do MYP permite que os estudantes abracem e resolvam desafios em várias disciplinas, alcançando seu potencial, assumindo riscos, fortalecendo e refletindo sobre a identidade pessoal, proporcionando uma transição perfeita do Lower School para o Upper School. Ele desenvolve o que chamamos de atributos do “Perfil de Aprendizagem do IB”, ajudando os alunos a se tornarem comunicadores, conhecedores, questionadores, éticos, mente aberta e reflexivos – dentre outras características importantes – para prosperar nos estudos e na vida.

O Middle Years Programme incentiva os alunos a fazer conexões entre seus estudos tradicionais e o mundo real, por meio da compreensão conceitual e de uma abordagem interdisciplinar. Promove o desenvolvimento da comunicação, compreensão intercultural e engajamento global – habilidades e qualidades essenciais para o sucesso no mundo em que vivemos.

O MYP se concentra em um ciclo de investigação, enfatizando a ação e trabalhando para a reflexão. Em todas as aulas, os professores trabalham com os alunos um conjunto de habilidades que orientam a abordagem de cada assunto: comunicação, pesquisa, autonomia, habilidades sociais e pensamento crítico (abordagem de habilidades de ensino aprendizagem, ou ATL). Essas habilidades permitem que os alunos assumam riscos e também transferem seus conhecimentos para contextos desconhecidos.

Os alunos do Middle Years Programme precisam cursar uma disciplina de cada um dos seguintes conteúdos curriculares:

Língua e Literatura
Aquisição de linguagem
Indivíduos e Sociedades
Ciências
Matemática
Artes
Educação Física e Saúde
Projeto
O Serviço Comunitário é um elemento importante do MYP e visa desenvolver uma sensibilidade para as necessidades da comunidade e da sociedade em geral, uma consciência do papel do indivíduo dentro da comunidade e as habilidades para responder às necessidades dos outros, com uma atitude altruísta que enriquece a vida dos alunos através de uma visão aprimorada de diferentes padrões sociais e modos de vida.

Além disso, no auge do MYP, os alunos pesquisam e criam um Projeto Pessoal, um projeto de pesquisa independente baseado na investigação em uma área de interesse do próprio aluno que conecta contextos globais e várias disciplinas acadêmicas. Este Projeto Pessoal pode assumir a forma de uma apresentação, um experimento, uma produção artística, etc. Cada aluno desenvolve seu projeto de forma independente, tendo um professor como mentor.

Para mais informações sobre o MYP, visite www.ibo.org

Scroll to Top