IB PYP – (TURMA DE 4 ANOS AO 5° ANO)

MENSAGEM DA COORDENADORA DO PYP

Meu nome é Christina Fraser e sou a Coordenadora do Currículo do Programa do Bacharelado Internacional até o 5º ano (PYP) na Escola Americana de Belo Horizonte, também conhecida como EABH. Sou originalmente da Austrália e passei os últimos 13 anos lecionando e coordenando em uma grande escola PYP nos Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi). Nos últimos 23 anos, lecionei no Canadá, Japão, Austrália e nos Emirados Árabes Unidos, acreditando que a investigação e a conscientização internacional são fundamentais para uma educação sólida e para a formação de estudantes compassivos. A pesquisa mostra que as crianças aprendem melhor ao explorar, fazer perguntas e colaborar. É um prazer recebê-los (alunos e pais) no Primary Years Programme e fornecer uma compreensão de como integramos aspectos do Programa Brasileiro para criar uma experiência única e dinâmica de aprendizado aqui na EABH. Acredito que, ao explorar esta página, você entenderá por que a pesquisa educacional demonstra que os alunos do IB têm maior probabilidade de frequentar universidades e até crescer para se tornarem líderes influentes, como o aluno formado pelo IB Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá. Todo esse sucesso futuro começa aqui no PYP, a base para a aprendizagem ao longo da vida e engajamento cívico para crianças de 4 a 11 anos.

NOSSA ESTRUTURA DE APRENDIZAGEM

Uma coisa que é vital entender é que os programas do IB foram projetados com a visão de um mundo melhor. Seu principal objetivo é equipar os jovens com habilidades, valores e conhecimentos necessários para construir um futuro mais pacífico. O PYP estabelece as bases desta missão através de 4 características principais.


01: HABILIDADES ESSENCIAIS

Compartilhamos a crença de que aprender a aprender é fundamental para a educação do aluno. As cinco categorias de habilidades inter-relacionadas visam capacitar os alunos a se tornarem aprendizes autônomos que sabem fazer boas perguntas, definir metas eficazes, perseguir suas ambições e ter determinação para alcançá-las. Essas habilidades também ajudam a apoiar o senso de iniciativa dos alunos, incentivando-os a ver seu aprendizado como um processo ativo e dinâmico.

Existem cinco áreas principais de habilidades que integramos em nossas abordagens de aprendizagem e que são avaliadas em nossas unidades de investigação.


02: APRENDIZAGEM CONCEITUAL

Nosso modelo de currículo enfatiza a importância de fazer conexões, explorar as relações entre disciplinas acadêmicas e aprender sobre o mundo de maneiras que vão além do escopo de disciplinas isoladas. Nós nos concentramos em oferecer aos alunos oportunidades autênticas para conectar seu aprendizado ao mundo ao seu redor. Também permitimos que os alunos se expressem por meio da translinguagem, na qual usam todo o repertório linguístico para descrever e articular seus entendimentos. Em todas as séries, os alunos investigam ideias através das lentes dos CONCEITOS CHAVE para desenvolver uma compreensão robusta das ideias centrais de sua unidade de investigação. Você pode ver esses conceitos-chave abaixo no infográfico.


O3: QUESTIONAMENTO

Guiados por seis temas transdisciplinares de importância global, os alunos investigam conceitos que se desenvolvem e se aprofundam à medida que amadurecem ao longo de sua vida estudantil, aqui na EABH. O ensino usa contextos e exemplos da vida real, e os alunos são incentivados a processar novas informações, conectando-as às suas próprias experiências e ao mundo ao seu redor.

Os temas do PYP são dinâmicos porque um programa transdisciplinar de questionamento reserva espaço para ideias e direcionamentos emergentes e inesperados para levar o aprendizado e fazer conexões que os alunos podem não conseguir encontrar em uma sala de aula tradicional. Ao olhar para os temas, você notará que eles se articulam mais como perguntas do que como afirmações, demonstrando flexibilidade e abertura ao pensamento crítico, à autonomia e ao fomento de uma comunidade de aprendizado.


QUEM NÓS SOMOS

Uma investigação sobre a natureza do indivíduo; crenças e valores; saúde física, mental, social e espiritual, relações humanas, incluindo famílias, amigos, comunidades e culturas; direitos e responsabilidades; o que significa ser humano.

ONDE ESTAMOS NO TEMPO E NO ESPAÇO

Uma investigação sobre a orientação no tempo e no espaço; histórias pessoais; casas e viagens; as descobertas, explorações e migrações da humanidade, o relacionamento e a interconexão de indivíduos e civilizações, de perspectivas locais e globais.

COMO NOS EXPRESSAMOS

Uma investigação sobre as formas como descobrimos e expressamos ideias, sentimentos, natureza, cultura, crenças e valores; as maneiras pelas quais refletimos, ampliamos e desfrutamos de nossa criatividade; nossa apreciação pela estética.

COMO O MUNDO FUNCIONA

Uma investigação sobre o mundo natural e suas leis, a interação entre o mundo natural (físico e biológico) e as sociedades; como os homens usam sua compreensão dos princípios científicos; o impacto dos avanços científicos e tecnológicos na sociedade e no meio ambiente.

COMO NOS ORGANIZAMOS

Uma investigação sobre a interconexão de sistemas e comunidades feitos pelo homem; a estrutura e função das organizações; tomada de decisão; atividades econômicas e seu impacto sobre a humanidade e o meio ambiente.

COMPARTILHANDO O PLANETA

Uma investigação sobre direitos e responsabilidades na luta para compartilhar recursos finitos com outras pessoas e com outros seres vivos; as comunidades e as relações dentro e entre elas; acesso a oportunidades iguais; paz e resolução de conflitos.

O4: CARÁTER (DESENVOLVER A CRIANÇA COMO UM APRENDIZ PARA TODA A VIDA)

O perfil do aluno IB descreve as capacidades que queremos que nossos alunos desenvolvam à medida que se tornam aprendizes ao longo da vida. A prova de que eles podem demonstrar com sucesso essas qualidades é durante o evento culminante da Mostra do 5º ano, uma pesquisa totalmente liderada pelos alunos que é apresentada à nossa comunidade escolar.

São atributos que são desenvolvidos ao longo do aprendizado na EABH.

PESQUISADORES

Eles desenvolvem sua curiosidade natural. Eles adquirem as habilidades necessárias para realizar investigações e pesquisas e mostram autonomia no aprendizado. Eles gostam de aprender ativamente e esse amor pelo aprendizado será mantido por toda a vida.

CONHECEDOR

Eles exploram conceitos, ideias e questões que têm significado local e global. Ao fazê-lo, eles adquirem conhecimento aprofundado e desenvolvem a compreensão em uma ampla e equilibrada gama de disciplinas.

PENSADORES

Eles exercem a iniciativa na aplicação de habilidades de pensamento de forma crítica e criativa para reconhecer e abordar problemas complexos e tomar decisões éticas e fundamentadas.

COMUNICADORES

Eles entendem e expressam ideias e informações com confiança e criatividade em mais de um idioma e por meio de várias mídias. Eles trabalham de forma eficiente e voluntária em colaboração com os outros.

ÉTICO

Eles agem com integridade e honestidade, com um forte senso de equidade, justiça e respeito pela dignidade do indivíduo, grupos e comunidades. Eles assumem a responsabilidade por suas próprias ações e pelas consequências que as acompanham.

MENTE ABERTA

Eles entendem e apreciam suas próprias culturas e histórias pessoais e estão abertos às perspectivas, valores e tradições de outros indivíduos e comunidades. Eles estão acostumados a buscar e avaliar uma variedade de pontos de vista e estão dispostos a crescer com a experiência.

CUIDADOSO

Eles mostram empatia, compaixão e respeito pelas necessidades e sentimentos dos outros. Eles têm um compromisso pessoal com o serviço comunitário e agem para fazer a diferença positiva na vida dos outros e no meio ambiente.

CORAJOSOS/OUSADOS

Eles abordam situações desconhecidas e incertezas com coragem e planejamento, e têm a autonomia para explorar novos papéis, ideias e estratégias. Eles são corajosos e articulados na defesa de suas crenças.

EQUILIBRADO

Eles entendem a importância do equilíbrio intelectual, físico e emocional para alcançar o bem-estar pessoal para si e para os outros.

REFLEXIVO

Eles se preocupam com o seu próprio aprendizado e experiência. Eles são capazes de avaliar e compreender seus pontos fortes e suas limitações, a fim de apoiar sua aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

Scroll to Top